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Como uma startup pode transformar o produto na principal fonte de geração de renda

Empresas podem distribuir versões experimentais ou gratuitas para teste, o que aumenta a chance de retenção do usuários e recomendações positivas.
Como uma startup pode transformar o produto na principal fonte de geração de renda

O Product Led Growth (PLG) é uma estratégia que tem como objetivo transformar o produto na principal fonte de geração de renda de uma empresa. Ou seja, é através dele que a empresa vai desenvolver um planejamento de aquisição de clientes e crescimento orientado.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, VC investidora em startups Saas e empresa que cria máquinas de marketing e vendas para organizações que desejam potencializar seu crescimento e performance, o PLG é focado na criação de produtos que oferecem valor imediato e podem ser oferecidos sem a dependência de estratégias convencionais de marketing. “Não é uma estratégia simples, mas pode promover o crescimento da startup se for bem utilizada. Se o produto oferecer uma solução real, é grande a chance dos usuários optarem por ele”, afirma.

A mentora de startups conta que um estudo da Openview comparou empresas bem posicionadas em seus respectivos mercados e revelou que as que praticam PGL são 2,2 vezes mais valiosas do que as que não praticam. “A empresa oferece uma experiência de valor relacionada ao produto antes do cliente adquiri-lo. Com isso, atrai os usuários antes que eles tenham que comprar algo”.

Para a estratégia de PLG é necessário fazer com que o usuário interaja com a empresa, o que pode ocorrer através de plataformas específicas, softwares ou redes sociais. A partir daí, é preciso oferecer uma experiência excelente desde o começo, de forma com que o usuário em teste seja retido de fato. “A startup pode distribuir versões experimentais ou gratuitas para o usuário testar. Com transparência e excelência, a chance de retenção aumenta e esses usuários, por sua vez, tendem a fazer recomendações positivas, que devem atrair outros novos usuários”, explica Marilucia.

A especialista ressalta que é possível medir a estratégia de Product Led Growth através de uma série de métricas. “Entre elas, é possível medir engajamento, taxa de ativação e retenção de usuários para avaliar se realmente está ajudando a startup a crescer”, finaliza.

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