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Freemium: O que é e quais as vantagens para sua startup

Descubra como funciona o modelo Freemium e saiba as vantagens para as empresas. Conheça a diferença entre freemium e trial.
Freemium: O que é e quais as vantagens para sua startup

Você já ouviu falar do modelo freemium? Bom, se você é usuário de alguma plataforma online, mesmo sem saber o que é, provavelmente já usou alguma vez. Esse novo modelo de negócio que tem sido muito adotado por empresas de tecnologia tem aberto os olhos de muitos empreendedores que antes ficavam com receio de "dar um gostinho" do produto para clientes não pagantes. Vem com a gente entender melhor e conhecer as vantagens do freemium para o seu negócio.

O que é o modelo freemium?

O modelo freemium é uma estratégia em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente de forma parcial, ou seja, com algumas funcionalidades restritas. O objetivo do freemium é trazer novos usuários, fazer com que usem e realmente vejam valor no produto para que, então, se tornem clientes pagantes. A ideia aqui é que o produto seja funcional, mesmo com as features limitadas, mas que a partir do momento em que o usuário passa a consumir este produto ou serviço, acabe se interessando o suficiente para se dispor a pagar.

Esse tipo de estratégia faz com que os usuários pagantes sejam mais fiéis ao produto e tendem a ter menores chances de churn, pois já sabem pelo que estão pagando e entendem o impacto positivo que aquele produto oferece. 

Um exemplo bastante conhecido é o Canva, uma solução de design popular, de fácil usabilidade e disponível gratuitamente para qualquer usuário online. A versão gratuita dispõe de diversas funcionalidades e é muito útil, fazendo com que os usuários consigam desfrutar dos benefícios do produto e se interessem em pagar para ter acesso às demais ferramentas da plataforma.

Diferença entre freemium e trial

Mas então freemium é o mesmo que um trial? É comum que as pessoas se confundam sobre os dois termos, mas a resposta é não, freemium e trial são coisas bem diferentes. 

O trial é uma estratégia em que se oferta o produto ou serviço de forma gratuita por um determinado período de tempo. No caso do trial o usuário tem acesso ao produto por completo, com todas as funcionalidades disponíveis, justamente para terem a experiência total e decidirem se querem passar a pagar para continuar utilizando o produto. 

Já o modelo freemium oferece o produto de graça mas de forma limitada, ou seja, com restrições em sua usabilidade, seja limitando funcionalidades ou até mesmo aplicando anúncios durante o uso. O objetivo é que os usuários usem o produto, se interessem e se disponham a pagar para acessar mais recursos. Esse modelo é desenhado para gerar valor aos novos usuários e fazer com que os clientes pagantes tenham maior possibilidade de se tornarem clientes mais engajados e fiéis.

Além das diferenças de aplicação entre os dois modelos, é importante ressaltar que freemium e trial se diferem também nas estratégias em que cada um é utilizado. Por exemplo, no caso do freemium, a empresa está se dispondo a ter uma parcela de usuários não pagantes e arca com esse custo, pois o retorno financeiro dos clientes pagantes faz valer a pena. Isso precisa ser posto na ponta do lápis antes de escolher adotar o modelo freemium como estratégia de negócio.

Vantagens do freemium

Novos usuários

Um dos principais ganhos com o modelo freemium é a facilidade na atração de novos usuários ao oferecer uma versão gratuita funcional do seu produto. É normal que usuários não se sintam prontos para pagar por algo que não conhecem, e ao disponibilizar seu produto ou serviço de forma gratuita você permite que um leque maior de pessoas experimente sua solução. Aumentar a base de usuários é uma estratégia muito inteligente para expandir negócios e, consequentemente, escalar o faturamento.

Aumento de receita

Com uma base bem estabelecida de usuários fica muito mais fácil converter usuários gratuitos em clientes pagantes. A chave do sucesso aqui é escolher com cautela quais funcionalidades serão restritas e quais serão gratuitas. Pense em estratégias de cobrança mensal para manter uma recorrência e previsibilidade de receita. 

Engajamento de clientes

Clientes que já conhecem seu produto têm mais chances de permanecerem clientes por mais tempo. Além disso, clientes que enxergam o valor da sua solução costumam ser mais engajados, o que é super positivo quando falamos de adoção de novas funcionalidades, menores taxas de churn e até mesmo na abertura de feedbacks sobre o produto. Use isso a seu favor para construir relações duradouras e garantir que seu produto esteja sempre evoluindo em convergência com as necessidades do seu público.

Agora que você já conhece mais sobre o freemium, avalie se faz sentido para sua startup SaaS e desfrute dos benefícios que esse modelo de negócio pode trazer para sua empresa.

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