Blog

Viável ou valioso? O que precisa ser o foco das empresas

Estratégia muito utilizada para validar ideias de negócio antes da empresa fazer grandes investimentos financeiros no desenvolvimento do produto.
Viável ou valioso? O que precisa ser o foco das empresas

Uma das siglas mais comuns no universo das startups é o MVP, um termo acrônimo para Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável, em português). Trata-se de uma estratégia muito utilizada para validar ideias de negócio antes da empresa fazer grandes investimentos financeiros no desenvolvimento do produto final.

Normalmente, ela é considerada muito importante e válida, porém, existem outras questões que precisam estar em jogo além do que é viável. É o que diz Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth. Ela acredita que, além do que é viável, é preciso pensar no que é valioso.

“Tenho ouvido o termo MVE (Minimum Valuable Experience) para definir algo que vai além do MVP. Não se trata de checar se o produto ou serviço é viável, mas se a experiência relacionada a ele é acessível e durável, por exemplo. Ou seja, se é valiosa”, explica.

Segundo a mentora de startups, a criação de um MVE precisa considerar alguns pontos principais.

“É preciso conhecer muito bem o cliente ideal, entender as mensagens que o atingem, adequando a forma como a empresa se expressa, e também avaliar gatilhos que podem levar esse público a enxergar valor no que você oferece”.

Para conhecer bem o cliente, a executiva menciona que é preciso que a startup entenda o que esse público quer e usa ao buscar o seu produto ou serviço. E, para falar com esse cliente, é necessário que a empresa utilize a linguagem e o formato que de fato conversará com ele.

Não adianta, por exemplo, oferecer uma maquiagem vegana em uma churrascaria ou tentar atrair a atenção do público 60+ através do Tik Tok. A empresa precisa entender o que dizer, de que forma e em qual canal para atrair o público e oferecer uma experiência valiosa, que combine com ele.

No caso da maquiagem vegana, por exemplo, a mentora avalia que oferecer demonstrações em feiras voltadas a ONGs de animais poderia ajudar a ganhar ainda mais tração entre o público potencial. É preciso entender o que atrai esse público naturalmente para despertar seu interesse.

A especialista ressalta que saber como compartilhar o que a empresa deseja dizer é fundamental. “Em alguns casos, será preciso falar apenas via whatsapp. Em outras, através do instagram. É necessário pensar nos pontos de contato que tornarão a experiência ainda mais valiosa e simples, perfeitamente adequada ao público-alvo que você busca”, finaliza.

Aqui a sua startup é aprimorada com um método exclusivo que gera resultados incríveis

Posts relacionados com a categoria:

Blog

Para startups, investidores, aceleradoras e outras empresas do ecossistema de startups.

O que é corporate venturing e como impulsionar a inovação na sua empresa

Descubra o que é corporate venturing, seus tipos, vantagens e exemplos de sucesso. Saiba como o corporate venturing impulsiona a inovação na sua empresa
Leia mais

O que é Account Based Marketing e como implementar em sua estratégia

Descubra como implementar uma estratégia de Account Based Marketing eficaz em sua empresa. Conheça os benefícios, como criar sua estratégia.
Leia mais

Como startups devem lidar com o Vale da Morte

Período em que as empresas estão mais vulneráveis, ou seja, entre o estágio de desenvolvimento do produto e o ponto em que a startup começa a gerar receita.
Leia mais