Aplique o mapeamento de impacto na sua construção de software

O Impact Mapping é um método simples e visual que pode transformar a sua solução SaaS. Veja como aplicar em sua startup.
Aplique o mapeamento de impacto na sua construção de software
Publicado em

01

de

April

de

2024

Na jornada de toda startup tech, a busca por gerar impacto positivo através de soluções inovadoras é uma constante. O Impact Mapping, ou Mapeamento de Impacto, é um método simples que pode transformar o planejamento do seu Product Backlog.

Desenvolvida para desencadear discussões relevantes, reduzir desperdícios e direcionar a energia da equipe para mudanças de alto impacto, o Impact Mapping é uma ferramenta estratégica. Sua aplicação consciente não apenas proporciona uma visão clara do negócio para toda a equipe de desenvolvimento, mas também auxilia na priorização, eliminação de pendências e otimização de recursos, poupando dinheiro e tempo preciosos.

O Impact Mapping ajuda os desenvolvedores e técnicos, gerentes de produtos, investidores do negócio e até os responsáveis pelo Customer Sucess a visualizarem o motivo e o escopo de trabalho, por meio de um mapa mental visual e colaborativo. As informações deste quadro mental auxilia esse time a compreender como as entregas iterativas do seu software, atualização no seu produto ou quem sabe uma nova implantação, se conectam com a necessidade do seu usuário, e como as respostas do usuário respondem diretamente à meta de negócio da sua empresa.

No universo SaaS, a falta de atualização é um fato que faz com seu produto fique rapidamente defasado, perdendo penetração de mercado, e sendo a causa para uma alta taxa de churn rate, já que seus usuários abandonam a solução por conta da mudança de necessidade, mudança de foco na dor do cliente ou desinteresse na solução apresentada. Sabemos que a performance do seu produto sempre será uma constante, mas em que ponto focar?

Aplicando o Impact Mapping na Prática: Um Guia Passo a Passo

Essa seleção inicial é crucial para o sucesso do Impact Mapping. Comece identificando os requisitos e funcionalidades pendentes em seu produto. Coloque todos os agentes do exercício na mesma página, explicando do que se trata esse encontro, como vai se dar a construção desse mapa mental e o que ele propõem esclarecer. Reúna as impressões que vocês tenham sobre o tema a ser abordado. Estabeleça métricas mensuráveis para as mudanças comportamentais desejadas. E, por fim, concentre-se na entrega de valor que as novas implementações proporcionarão aos seus clientes.

Separe um quadro e os posts-its.

Responda ao "Por que" do seu Produto ou nova atualização:

💡 Porque este Produto/ Por que estamos fazendo isso? Indique os principais objetivos do seu produto, destacando o impacto que você busca alcançar.

Identifique os Stakeholders:

👩🏽‍💻 Quem Pode Nos Ajudar ou Nos Impedir? Liste as partes interessadas relacionadas ao projeto. Identifique os atores que possam te ajudar a atingir esse objetivo, quem pode atrapalhar e os que serão impactados pelo objetivo.

Especifique o Impacto nos Usuários e na Empresa:

🔧 Como Eles Serão Impactados? Detalhe como os seus usuários, e a realidade da sua empresa, serão impactados. Lembra da meta mensurável? Especifique como o comportamento deles devem mudar para contribuir com o objetivo principal.

Defina as Entregas do seu Produto:

📦 O Que o meu Produto fará para Suportar e Gerar esse Impacto? Aqui você vai definir as suas entregas. Liste características e funcionalidades do seu produto, importantes para gerar o impacto desejável, ou seja, que podem influenciar a mudança de comportamento dos atores

Conectando as Peças do Quebra-Cabeça: Resultados e Valor

Após coletar essas informações em seu backlog de produtos, a magia acontece. A tomada de decisões sobre atualizações ou recursos prioritários em seu produto torna-se mais clara, não é mesmo?!

Sabemos que nem toda dor do seu cliente pode ser suprida com seu produto e que as mudanças e aperfeiçoamentos precisam ser muito bem selecionados, por isso, foque no que seu produto faz de melhor, deixando de fora mudanças que geram pouco impacto de valor de mercado, também, pois também estamos pensando em monetário e fatia de mercado. Seu produto pode atender a uma demanda nichada e ter alto impacto, ou ser mediano na entrega ao tentar atender toda e qualquer solicitação que nem condiz com seu Business core.

A ideia é criar um mapa visual que demonstre a interconexão entre as entregas planejadas, as mudanças de comportamento desejadas e os OKRs estabelecidos. Esse mapeamento visual mantém o foco nos resultados e na geração de valor, essenciais para o sucesso de qualquer startup SaaS.

Na opinião da Start Growth, o Impact Mapping é um caminho estratégico para startups tech que buscam crescer com propósito e impacto, e que mantenham o cliente no foco do seu negócio, até na fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos SaaS.

Aqui a sua startup é aprimorada com um método exclusivo que gera resultados incríveis

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